miércoles, 13 de abril de 2022

Más proyecciones a la vista en Casa da Achada (Lisboa)

"Sem casas não há ruas (Sin casas no hay calles)" es el nuevo ciclo de cine que la Casa da Achada de Lisboa tiene previsto para el próximo lunes 18 de abril a las 21:30h.

Además de "Casas para o povo" de Catarina Alves Costa (2010, 17') y "C.R.E.A" de João Garrinhas e Susana Costa (2013, 18') se proyectará nuestro "RUA" (2021), un registro documental que comenzó antes de la Covid-19, una mirada interseccional a las protestas que ocupan las calles de Lisboa, desde un espacio subjetivo de militancia política. 

Ao mesmo tempo que começam os ensaios da «Kantata do Tecto Incerto», uma criação colectiva de um espectáculo sobre os problemas da habitação, propomos um ciclo de cinema em que a questão do «habitar» é central, incluindo, ao lado de alguns «clássicos», filmes sobre a gentrificação das cidades, os despejos ou as lutas pela habitação em Portugal e no mundo, do 25 de Abril à actualidade. Mas também sobre modos vários de viver e habitar os lugares. Porque as casas e os lugares são de quem os habita e de quem os faz. O título do ciclo parafraseia um verso de um poema de Ruy Belo, que começa assim: «Oh as casas as casas as casas...».


No hay comentarios: