domingo, 22 de octubre de 2017

"Alfama é Marcha" (documentario)

Meses antes do começo dos Santos Populares começam os ensaios da marcha popular em Alfama (Lisboa) e vizinhos de todas as gerações se submergem nos preparativos. Um sentimento de pertença invade cada beco de um bairro em feroz processo de gentrificação, onde muitos de seus antigos moradores já foram forçados a abandonar suas casas, sem uma opção de permanência que evite a dolorosa ruptura de seus vínculos barriales.
Mas Junho está de volta e os antigos e atuais moradores de Alfama se reencuentran, movidos por esta cadencia anual que os leva de novo a se sentir parte do bairro. Cómo prolongar este estado de ânimo durante o resto do ano? Qué significa para o bairro a marcha de Alfama? A quem pertence este património? Cómo evitar que a memória e as formas de habitar coletivas sejam substituídas por uma versão folclorizada da vida em comum do bairro para consumo turístico?

"Alfama é marcha" documenta o processo de trabalho de um projeto coletivo que "visa promover o envolvimento da comunidade de Alfama na valorização do seu património cultural, material e imaterial, através da consolidação de um espólio significativo da realidade das Marchas Populares no bairro".

Uma colaboração com a APPA (Associação do Património e População de Alfama), Sociedade Boa União y Trabalhar com os 99%.

Meses antes del comienzo de los Santos Populares comienzan los ensayos de la marcha popular en Alfama y vecinos de todas las generaciones se sumergen en los preparativos. Un sentimiento de pertenencia invade cada rincón de un barrio en feroz proceso de gentrificación, donde muchos de sus antiguos habitantes ya fueron forzados a abandonar sus casas, sin una opción de permanencia que evite la dolorosa ruptura de sus vínculos barriales.
Pero junio está de vuelta y los antiguos y actuales vecinos de Alfama se reencuentran, movidos por esta cadencia anual que los lleva de nuevo a sentirse parte del barrio. ¿Cómo prolongar este estado de ánimo durante el resto del año? ¿Qué significa para el barrio la marcha de Alfama? ¿A quien pertenece este patrimonio? ¿Cómo evitar que la memoria y las formas de habitar colectivas sean substituidas por una versión folclorizada de la vida en común del barrio para consumo turístico?
---
"Alfama é marcha" documenta el proceso de trabajo de un proyecto colectivo que "visa promover o envolvimento da comunidade de Alfama na valorização do seu património cultural, material e imaterial, através da consolidação de um espólio significativo da realidade das Marchas Populares no bairro".


No hay comentarios: