viernes, 3 de septiembre de 2021

Nuestro documental "O que vai acontecer aquí?" premiado en Brasilia

Les anunciamos que nuestro documental sobre los movimientos sociales por la vivienda en Lisboa, "O que vai acontecer aquí?", acaba de recibir el premio como a la mejor película en el festival Cinema Urbana de Brasilia, en la categoría "Pesquisa e Roteiro". Fue realizado durante los años 2018 y 2019 en estrecha colaboración con los colectivos Stop Despejos y Habita!.

El documental -y este premio- están dedicados a todas y todos aquellxs que desobedecen a la injusticia construyendo poder del lado de quien busca un lugar para vivir. Estamos juntxs.

"O filme O Que Vai Acontecer Aqui? apresenta-se como um documentário muitíssimo informativo e até mesmo didático, permitindo entender um problema urbano complexo mostrando várias perspectivas (residentes, investidores, organizações/associações, estado e organismos públicos) e várias valências (política, económica e social), de uma forma simples e acessível, existindo um equilíbrio entre o posicionamento do filme face ao tema abordado e a vontade de mostrar outros diferentes posicionamentos. Uma vez mais, o tema do filme é bastante pertinente uma vez que se trata de uma problemática urbana global e local (tanto de Lisboa como de Brasília): a gentrificação de espaços urbanos e o direito à cidade e à habitação em áreas centrais, onde a habitação começa a ser unicamente um ativo financeiro. Desta forma, é atribuída a premiação por Pesquisa e Roteiro a este filme."



No hay comentarios: